Olá pessoal! Sejam todos bem-vindos ao nosso blog!
Nós somos a Gorro do Saci - Soluções Lúdicas, uma empresa que atua há mais de cinco anos estimulando e incentivando o uso dos jogos de tabuleiro no processo de ensino-aprendizagem. Ao longo deste tempo atuamos de duas formas singulares:
Tivemos turmas das mais diferentes faixas etárias (desde os pequenos do ensino Infantil, passando pelo o ensino fundamental I e II, até o médio) em que trabalhávamos no direcionamento ativo dos alunos, usando os jogos modernos. Nesta perspectiva, os jogos serviam ora como motivadores de assuntos transversais ora desenvolvendo alguma competência desejada.
Outras experiências ricas, foram os diversos cursos de formação continuada de professores que oferecemos em colégios, em congressos e eventos. Nestes encontros compartilharmos nosso desejo por um ensino mais lúdico, a forma como enxergamos a educação integral que se utiliza dos jogos como um dos seus pontos de apoio.
Acreditamos que seja importante compreender que atos de JOGAR e BRINCAR fazem parte da cultura de nossa sociedade contemporânea, quase todos nós já brincamos ou jogamos em algum momento de nossas vidas. Não parece estranho, por isso, imaginar que há alguns anos atrás, ao refletir sobre essa temática, surgia a seguinte imagem: crianças jogando ou brincando de faz de conta; adolescentes focados em esportes ou jogos de computador/vídeogame; enquanto adultos se sentavam em volta de uma mesa para jogarem baralho.
Nossa ideia é trazer estes momentos de prazer e conhecimento para dentro da sala de aula, focando em uma aprendizagem ativa, em que o aluno é o protagonista do seu processo de construção de conhecimento.
Nossa meta é quebrar dois paradigmas:
O primeiro se refere ao uso do digital na escola. Não é preciso recursos tecnológicos para uma aula diferente. Lógico que pode ajudar, mas às vezes, um dado de seis faces e um bom jogo, podem contribuir para criar um momento mágico e inesquecível na sala aula, motivando os estudos.
Infelizmente ainda é comum perguntar para professores e alunos sobre a relação entre os jogos e a sala de aula, e parece que as brincadeiras e a diversão cabem apenas no recreio. O que definitivamente não é verdade! Portanto, este é o segundo paradigma a ser quebrado. Tudo é questão de hábito e pensamentos criativos. Uma estrutura que pode ser alterada, para com isso conseguirmos ter alternativas para motivar o ensino.
É preciso criar uma cultura lúdica envolvendo professores e alunos, e esta é nossa missão. Aqui em nosso blog vamos divulgar diversos textos e exemplos para incentivar e auxiliar os professores a utilizar os jogos; vamos postar notícias, matérias de jornais e revistas, artigos científicos, jogos Print and Play, e muito mais!!!
Nos sigam no Instagram @gorrodosaci e no facebook https://www.facebook.com/GorroSolucoes/
Acompanhem e aprendam cada vez mais!!!
댓글