top of page
Foto do escritorGorro do Saci

As mecânicas e os jogos de tabuleiro

Normalmente quem está por dentro do mundo dos jogos de tabuleiro, conhece bem essa palavra, porém quem não está, em geral, não faz ideia do que significa. Elas padronizam e catalogam os jogos, facilitando muitas vezes para os professores entendam como funciona o jogo seja na hora da explicação, na criação de um jogo, ou até mesmo para escolher se ele vai ser usado ou não.

A ideia deste texto é listar algumas dessas mecânicas, para ajudar um entendimento geral. Não é do nosso interesse aqui escrever todas as mecânicas existentes, por isso escolhemos algumas que mais nos chamam aos olhos nesse momento.

Então, o que são as mecânicas dos jogos? Basicamente, são as características das ações de um jogo, aquilo que é possível de acontecer ou de perceber no jogo. Às vezes, é tão óbvio que não percebemos que ela está lá. Vale ressaltar que é bem comum um jogo ter mais de uma mecânica.

Seguem algumas mecânicas:


I) CONTROLE DE ÁREA

O Controle de área é uma mecânica bastante explorada em diversos jogos. O clássico War/Risk é um exemplo. A ideia é ganhar pontos ou benefícios ao ficar mais tempo controlando uma determinada área. Alguns jogos, como o War, incorporam como parte de seu processo para ganhar, você ganha mais tropa se controlar toda uma região, e com os objetivos é completar duas ou três áreas. Outros jogos como Império em oito minutos, a contagem da área só se mostrará importante no fim do jogo, pois ganha quem estiver em mais territórios. Jogos que utilizam essa mecânica são o Power Grid, Cyclades e o Império em oito minutos.

Fonte: Site Ludopedia (Império em oito minutos)


II) ALOCAÇÃO DE TRABALHADORES

Neste tipo de mecânica o conceito básico é durante sua ação você alocar um trabalhador (seja um meeple ou um dado) para realizar uma ação. Isto é, imagine que cada jogador representa uma tribo antiga, e ao longo do jogo é possível escolher diversas ações: Caçar alimentos, conseguir madeira, plantar. Na sua vez, você precisa designar para onde os membros da sua tribo (os trabalhadores) vão se deslocar e fazer a ação daquele local. Jogos que utilizam essa mecânica são o é o Stone Age e Carcassone.

Fonte: Site Ludopedia (Stone Age)


III) DECK BUILDING

Este tipo de mecânica funciona a partir da construção da sua possibilidade de ações, seja por meio de cartas, dados ou outro elemento que você adquira ao longo do jogo. Então a ideia é que durante a partida você colete itens e eles são incorporados a suas próximas possibilidades de ação, trazendo um fator de aleatoriedade para seu jogo.

Domínio e Legendary são jogo que se utilizam nesta mecânica.

Fonte: Site Ludopedia (Legendary)


IV) TABULEIRO MODULAR

Vocês já notaram que os tabuleiros de War, Detetive, Jogo da Vida e Banco Imobiliário não se alteram? Todas as partidas eles permanecem na mesma posição inalterados. A mecânica do tabuleiro modular é uma quebra nesse conceito. A cada nova partida, ou rodada dependendo do jogo, os jogadores constroem o tabuleiro, em geral, de maneira aleatória. Contudo também pode acontecer da construção deste tabuleiro fazer parte do jogo, e os jogadores irem aos poucos construindo e descobrindo novas partes de uma casa por exemplo, ou da região que irão construir suas cidades e estradas. Carcassone e Colonizadores de Catan são ótimos exemplos de jogos que se utilizam dessa mecânica.

Fonte: Site Ludopedia (Colonizadores de Catan)


V) BLEFE

Tendo a premissa base do blefe, muitos desses jogos se apoiam no “plot twist”, ou seja, os jogadores não sabem que são seus aliados e quem são seus oponentes, assim o jogo fica em uma tensão até que ao fim, os times se revelam. Resistência, Coup, Sabouter, Spyfall podem ser classificados como jogos de blefe.

Fonte: Site Ludopedia (Spyfall)

VI) DEDUÇÃO

Existem dois tipos de jogos de dedução. O primeiro é focado em descobrir os mistérios do jogo, “quem matou determinado personagem, usando qual arma e qual local” ou para terminar de contar a história. Neste sentido, os exemplos são Detetive ou Scotland Yard e o Black Stories. O segundo caso, parte da premissa que é preciso descobrir quem são os outros jogadores, onde eles estão escondidos, ou suas cartas, em uma espécie de brincadeira de gato e rato. Concept e Dixit se utilizam dessa mecânica.


Fonte: Site Ludopedia (Concept)


64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page