Normalmente quem está por dentro do mundo dos jogos de tabuleiro, conhece bem essa palavra, porém quem não está, em geral, não faz ideia do que significa. Elas padronizam e catalogam os jogos, facilitando muitas vezes para os professores entendam como funciona o jogo seja na hora da explicação, na criação de um jogo, ou até mesmo para escolher se ele vai ser usado ou não.
A ideia deste texto é listar algumas dessas mecânicas, para ajudar um entendimento geral. Não é do nosso interesse aqui escrever todas as mecânicas existentes, por isso escolhemos algumas que mais nos chamam aos olhos nesse momento.
Então, o que são as mecânicas dos jogos? Basicamente, são as características das ações de um jogo, aquilo que é possível de acontecer ou de perceber no jogo. Às vezes, é tão óbvio que não percebemos que ela está lá. Vale ressaltar que é bem comum um jogo ter mais de uma mecânica.
Seguem algumas mecânicas:
I) CONTROLE DE ÁREA
O Controle de área é uma mecânica bastante explorada em diversos jogos. O clássico War/Risk é um exemplo. A ideia é ganhar pontos ou benefícios ao ficar mais tempo controlando uma determinada área. Alguns jogos, como o War, incorporam como parte de seu processo para ganhar, você ganha mais tropa se controlar toda uma região, e com os objetivos é completar duas ou três áreas. Outros jogos como Império em oito minutos, a contagem da área só se mostrará importante no fim do jogo, pois ganha quem estiver em mais territórios. Jogos que utilizam essa mecânica são o Power Grid, Cyclades e o Império em oito minutos.
Fonte: Site Ludopedia (Império em oito minutos)
II) ALOCAÇÃO DE TRABALHADORES
Neste tipo de mecânica o conceito básico é durante sua ação você alocar um trabalhador (seja um meeple ou um dado) para realizar uma ação. Isto é, imagine que cada jogador representa uma tribo antiga, e ao longo do jogo é possível escolher diversas ações: Caçar alimentos, conseguir madeira, plantar. Na sua vez, você precisa designar para onde os membros da sua tribo (os trabalhadores) vão se deslocar e fazer a ação daquele local. Jogos que utilizam essa mecânica são o é o Stone Age e Carcassone.
Fonte: Site Ludopedia (Stone Age)
III) DECK BUILDING
Este tipo de mecânica funciona a partir da construção da sua possibilidade de ações, seja por meio de cartas, dados ou outro elemento que você adquira ao longo do jogo. Então a ideia é que durante a partida você colete itens e eles são incorporados a suas próximas possibilidades de ação, trazendo um fator de aleatoriedade para seu jogo.
Domínio e Legendary são jogo que se utilizam nesta mecânica.
Fonte: Site Ludopedia (Legendary)
IV) TABULEIRO MODULAR
Vocês já notaram que os tabuleiros de War, Detetive, Jogo da Vida e Banco Imobiliário não se alteram? Todas as partidas eles permanecem na mesma posição inalterados. A mecânica do tabuleiro modular é uma quebra nesse conceito. A cada nova partida, ou rodada dependendo do jogo, os jogadores constroem o tabuleiro, em geral, de maneira aleatória. Contudo também pode acontecer da construção deste tabuleiro fazer parte do jogo, e os jogadores irem aos poucos construindo e descobrindo novas partes de uma casa por exemplo, ou da região que irão construir suas cidades e estradas. Carcassone e Colonizadores de Catan são ótimos exemplos de jogos que se utilizam dessa mecânica.
Fonte: Site Ludopedia (Colonizadores de Catan)
V) BLEFE
Tendo a premissa base do blefe, muitos desses jogos se apoiam no “plot twist”, ou seja, os jogadores não sabem que são seus aliados e quem são seus oponentes, assim o jogo fica em uma tensão até que ao fim, os times se revelam. Resistência, Coup, Sabouter, Spyfall podem ser classificados como jogos de blefe.
Fonte: Site Ludopedia (Spyfall)
VI) DEDUÇÃO
Existem dois tipos de jogos de dedução. O primeiro é focado em descobrir os mistérios do jogo, “quem matou determinado personagem, usando qual arma e qual local” ou para terminar de contar a história. Neste sentido, os exemplos são Detetive ou Scotland Yard e o Black Stories. O segundo caso, parte da premissa que é preciso descobrir quem são os outros jogadores, onde eles estão escondidos, ou suas cartas, em uma espécie de brincadeira de gato e rato. Concept e Dixit se utilizam dessa mecânica.
Fonte: Site Ludopedia (Concept)
コメント